Quem está sob maior risco de desenvolver LMC

Quem está sob maior risco de desenvolver LMC

04/02/2017

Para cada 100.000 pessoas, cerca de 1,0 a 1,5 casos de leucemia mieloide crônica são diagnosticados todo ano no mundo, o que representa cerca de 10% dos novos casos de leucemia.1,2

Ao contrário de outros tipos de câncer, fatores de risco como tabagismo, dieta inadequada, exposição a infecções ou fatores hereditários não influenciam o aparecimento da leucemia mieloide crônica (LMC).3,5 Entre os fatores de risco para uma pessoa ter LMC estão:

  • Exposição à radiação: ter sido exposto a altas doses de radiação (como ser um sobrevivente de uma explosão de bomba atômica ou de um acidente de reator nuclear).3-5
  • Idade: o risco de desenvolver leucemia mieloide crônica aumenta com a idade. Existem poucos casos relatados antes dos 40 anos, sendo que a doença apresenta maior ocorrência em pessoas com 55 anos ou mais.3,5 No entanto, no Brasil, a média de idade do diagnóstico é entre 40 e 46 anos.2
  • Gênero: a doença é um pouco mais comum em homens do que em mulheres.3,5

Lembre-se: fatores de risco podem aumentar a chance de desenvolvimento de determinada doença, mas não significam que uma pessoa terá a doença.


Referências
1. Brasil – Ministério da Saúde. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas da leucemia mieloide crônica do adulto. Disponível em http://conitec.gov.br/images/FichasTecnicas/PCDT_LeucemiaMieloideCr%C3%B4nicaAdulto_Retificada.pdf. Acesso em dezembro de 2016.
2. ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Leucemia Mieloide Crônica. Disponível em http://www.abrale.org.br/lmc/o-que-e. Acesso em dezembro de 2016.
3. American Cancer Society. Causes, Risk Factors, and Prevention. Disponível em http://www.cancer.org/cancer/leukemia-chronicmyeloidcml/detailedguide/leukemia-chronic-myeloid-myelogenous-risk-factors. Acesso em dezembro de 2016.
4. Medline Plus. Chronic myelogenous leukemia. Disponível emhttps://medlineplus.gov/ency/article/000570.htm. Acesso em dezembro de 2016.
5. Mayo Clinic. Chronic myelogenous leukemia – risk factors. Disponível em http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/chronic-myelogenous-leukemia/symptoms-causes/dxc-20202071. Acesso em dezembro de 2016.