Nem sempre óbvios, os sintomas da insuficiência cardíaca (IC) estão relacionados com a incapacidade do coração de bombear o sangue com oxigênio para os diversos órgãos e tecidos do corpo de forma adequada e suficiente e pelo acúmulo de líquidos.1-3
Nos primeiros estágios da IC, o paciente pode não apresentar os sintomas ou não ser capaz de percebê-los. Com o avanço da doença, os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca começam a se manifestar de forma mais intensa e a ser mais facilmente notados.1-3
Os principais sinais e sintomas da insuficiência cardíaca são:
- falta de ar (dispneia);1-3
- inchaço dos pés e pernas (edema);1-3
- falta de energia e cansaço;1-3
- dificuldade de dormir à noite devido à dificuldade de respirar;1-3
- abdômen inchado (ascite);1-3
- perda de apetite, que pode ser acompanhada de náuseas;1-3
- ganho de peso (devido ao inchaço no corpo);1-3
- tosse;1-3
- aumento da frequência e necessidade de urinar à noite;1-3
- confusão mental e tontura.1-3
Como ficam os sintomas da insuficiência cardíaca com o agravamento da doença?
Com o avanço da insuficiência cardíaca, a intolerância ao esforço aumenta e o paciente passa a realizar cada vez menos atividades. Em níveis crônicos, a falta de ar pode estar presente mesmo quando o paciente está em repouso.2
Saiba o que fazer se seus os sintomas da insuficiência cardíaca piorarem!
A insuficiência cardíaca é uma condição crônica que requer acompanhamento médico ao longo de toda a vida.4 Por isso é importante manter contato com o médico para mais informações ou para sanar preocupações relacionadas à doença.4 Monitorar os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca faz parte deste acompanhamento e pode garantir o bem-estar do paciente ao longo do tratamento e dos anos de convivência com a doença.5 Quando os sintomas da insuficiência cardíaca pioram ou são muito intensos, atrapalhando o dia a dia dos pacientes, é preciso conversar com o médico para reavaliação do tratamento.5 Hoje já existem no Brasil diferentes tratamentos para a insuficiência cardíaca, incluindo opções que possibilitam a redução da mortalidade e das hospitalizações recorrentes, entre outras complicações, trazendo mais qualidade de vida para quem convive com a IC.6
Referências
1. Heart Failure Matters. Symptoms of heart failure. Disponível em: https://www.heartfailurematters.org/understanding-heart-failure/symptoms-of-heart-failure/. Acesso em junho de 2022.
2. Medline Plus. Heart failure- overview. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/000158.htm. Acesso em junho de 2022.
3. Departamento de Insuficiência Cardíaca. Entenda a doença. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-deic/publico/entenda.asp. Acesso em junho de 2022.
4. UpToDate. Patient education: Heart failure (Beyond the Basics). Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/heart-failure-beyond-the-basics. Acesso em julho de 2022.
5. Ponikowski O, Voors AA, Anker SD, et al. 2016 ESC Guideline for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure. Eur J Heart Fail. 2016 May 20.
6. Comitê Coordenador da Diretriz de Insuficiência Cardíaca, Rohde LEP, et al. Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda. Arq Bras Cardiol. 2018 Sep;111(3):436-539.