Já pensou como seria perder a visão pelo glaucoma? App de realidade virtual permite vivenciar isso

Já pensou como seria perder a visão pelo glaucoma? App de realidade virtual permite vivenciar isso

11/08/2017

Já pensou como seria perder a visão aos poucos? É difícil só de imaginar, mas isso acontece, e muito! São milhares de pessoas, todos os anos, que perdem progressivamente a visão, sem se darem conta, e acabam com cegueira irreversível por causa do glaucoma.1,2

Então, para te ajudar a entender o que é o glaucoma e o que ele faz nos seus olhos, a empresa Webcore Interactive lançou o aplicativo Simulador Glaucoma, com o apoio da Novartis. O app funciona com óculos de realidade virtual. Legal, né?

 

Baixe o Simulador de Glaucoma, gratuito para iPhone (iOS) e Android.

 

Além de baixar o aplicativo e vivenciar o glaucoma nessa experiência virtual, você precisa saber o seguinte sobre a doença:

  • O que é glaucoma? O glaucoma é chamado de “ladrão silencioso da visão”, porque, aos poucos, sem que a gente se dê conta, ele vai deteriorando a visão, geralmente da periferia para o centro, e é hoje a maior causa de cegueira irreversível no mundo todo.1,2
  • Glaucoma não tem cura, mas tem tratamento! E a adesão às recomendações do seu médico é FUNDAMENTAL para evitar a progressão da doença e preservar sua visão (sua independência, autonomia, qualidade de vida e tudo que vem junto com ela!). E tem um jeito certo de pingar o colírio, senão, não adianta!3,4
  • Como prevenir o glaucoma? Infelizmente, ainda não se sabe como prevenir o glaucoma. Então, o mais importante é diagnosticar a doença no início e tratá-la corretamente, impedindo sua progressão! Para isso, você precisa manter consultas frequentes com o oftalmologista e, se diagnosticado, usar corretamente os colírios e ter boa adesão ao tratamento!4,5

Separamos aqui alguns trechos do app Simulador de Glaucoma! Olha só:

O que é o glaucoma? A evolução por dentro do olho.

Como barrar o glaucoma?


Referências

1. The Cochrane Database of systematic reviews. Neuroprotection for treatment of glaucoma in adults. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23450569# Acesso em novembro de 2016.
2. National Eye Institute. Glaucoma: The ‘silent thief’ begins to tell its secrets. Disponível em: https://nei.nih.gov/news/pressreleases/012114 Acesso em novembro de 2016.
3. Sociedade Brasileira de Glaucoma. Coleção Glaucoma – Conceito e Diagnóstico. Disponível em: http://www.sbglaucoma.com.br/material-informativo/ Acesso em novembro de 2016.
4. Glaucoma Research Foundation. What can I do to prevent glaucoma? Disponível em: http://www.glaucoma.org/gleams/what-can-i-do-to-prevent-glaucoma.php Acesso em novembro de 2016.
5. Glaucoma Research Foundation. Managing your glaucoma. Disponível em: http://www.glaucoma.org/treatment/managing-your-glaucoma-a-long-and-winding-road.php Acesso em novembro de 2016.