x

05/04/2017

Otimize sua visão e mantenha-se independente!

Otimize sua visão e mantenha-se independente!

05/04/2017

Otimize sua visão e mantenha-se independente!

Se você tem visão baixa ou reduzida, você pode fazer com que seja mais fácil enxergar seguindo o princípio de tornar as coisas maiores, mais brilhantes e contrastantes.

Existem muitos serviços e produtos disponíveis para ajudá-lo a permanecer o mais independente possível. Confira!

  • Amplie sempre que puder: tornar as coisas maiores geralmente as torna mais fáceis de ver. Use relógios com números grandes. Sente-se mais perto da televisão. Leia livros impressos em letras grandes. Carregue uma lupa com você!1
  • Use uma boa iluminação: isso pode ajudar a tornar as coisas mais fáceis de ver. Você deve certificar-se de que a iluminação seja confortável para cada tarefa que você faz. Mantenha as salas bem iluminadas. Use luz noturna nos quartos, corredores e banheiros durante a noite.1
  • Use cores diferentes: é mais difícil ver as coisas que tem cores semelhantes. Você pode usar cores diferentes para fazê-los se destacar. Por exemplo, é mais fácil ver um prato branco sobre uma toalha escura.1
  • Use a tecnologia: muitas das tecnologias mais recentes têm aplicações que podem ajudar pessoas com baixa visão. Por exemplo, e-readers permitem aos utilizadores ajustar o tamanho da fonte e o contraste. Muitos smartphones e tablets também podem ser usados para ampliar impressões, identificar códigos de barra e fornecer instruções de navegação por voz.1

A Novartis trouxe para o Brasil aplicativos que auxiliam deficientes visuais e até pessoas com dificuldades para enxergar, facilitando um pouco suas vidas no dia a dia.

1) ViaOpta Daily (disponível para iOS e Android): é um aplicativo multitarefa que pode ajudar pessoas cegas ou com deficiência visual em seu cotidiano. Ele usa um guia de voz e cada seção possui um tutorial audível. Os usuários podem usá-lo em vários modos de contraste, ou no modo de cores de fácil visualização (preto e amarelo). O aplicativo dispõe de 6 funções principais: tempo (atual e previsão para 3 dias), lupa, cronômetro, identificador de cores, identificador de moeda.
Está disponível em oito idiomas: Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Chinês, Árabe, Japonês, Português.

2) ViaOpta Nav (disponível para iOS e Android): O objetivo desse aplicativo é permitir que pessoas cegas ou com deficiência visual se movam de forma independente graças à habilidade de caminhar a um destino desde um ponto inicial, e ter informações úteis para facilitar sua orientação enquanto em movimento. Essas informações são fornecidas e adaptadas dadas as necessidades peculiares de uma pessoa cega ou com deficiência visual, e a interface do aplicativo é simples e fácil de utilizar. O usuário pode inserir um destino e receber passo a passo a direção desde sua posição atual até o destino desejado. Pontos de referência podem ser adicionados para melhorar a efetividade da rota calculada. Quando em movimento, o aplicativo também dará informações de próximos cruzamentos, assim como distâncias e direções. A qualquer momento o usuário pode consultar o aplicativo para saber sua posição e nome da rua onde se encontra. Uma lista de cruzamentos ao redor do usuário, com as distâncias e coordenadas correspondentes, também pode ser obtida. Informações relevantes à mobilidade do usuário são fornecidas com o uso do recurso de conversão de texto em fala (mesmo sem haver um leitor de tela em execução). Este aplicativo pode ser executado em segundo plano e usar o serviço de localização no caso de a navegação até um ponto estar definida. O uso do GPS em segundo plano pode consumir muita bateria do dispositivo. Use esse recurso somente se necessário.

3) ViaOpta Simulator (disponível para iOS e Android)): é um aplicativo simulador da visão para iPads, desenvolvido para ajudar profissionais de saúde a educarem seus pacientes sobre deficiência visual causada pelas seguintes doenças oculares:

  • Degeneração macular relacionada à idade úmida
  • Degeneração macular relacionada à idade seca
  • Miopia patológica
  • Retinopatia diabética
  • Edema macular diabético
  • Oclusão venosa central da retina
  • Oclusão de ramo da veia da retina
  • Glaucoma
  • Catarata
  • Tração vítreomacular

Profissionais de saúde podem ajudar seus pacientes a entenderem essas condições usando a câmera fotográfica do dispositivo móvel e podem aumentar ou diminuir a intensidade da doença usando um controle que desliza. Se você for uma profissional da saúde e precisa de acesso ao aplicativo, por favor entre em contato com o seu representante local Novartis ou Alcon.