Você sabe o que é Índice Glicêmico?

Você sabe o que é Índice Glicêmico?

Durante a digestão dos alimentos, parte dos nutrientes são transformados em glicose (energia). Isso para que o corpo possa desempenhar todas as funções básicas ao longo do dia.

O problema está na velocidade que essa glicose chega em nosso organismo. Quando a atividade é rápida demais, ou seja, quando o açúcar é liberado de forma acelerada (o que acontece, normalmente, por conta de alimentos nada saudáveis), o corpo pode criar um desequilíbrio nos níveis de glicose no sangue, desencadeando o diabetes tipo 2.

Por esse motivo, o melhor é consumir alimentos cuja velocidade de entrada de açúcar na corrente sanguínea é lenta. Mas, como descobrir qual é o mais rápido e qual é o mais devagar? Olhando o seu índice glicêmico (IG).

Alto IG

Quando o alimento apresenta alto índice glicêmico (acima de 75 IG), é sinal de que o organismo terá de liberar grandes quantidades de insulina para tentar manter normais os níveis de glicose no sangue. E a partir do momento em que a produção desse hormônio é aumentada, alguns efeitos são bastante perceptíveis no organismo, como a menor saciedade após as refeições.1

A consequência de uma alimentação baseada em alimentos com alto IG é o aumento de peso e, num futuro breve, a obesidade, o que pode piorar o quadro de resistência à insulina, levando ao desenvolvimento do diabetes tipo 2.1

Quer alguns exemplos de alimentos com alto índice glicêmico? Vamos lá: todos aqueles feitos à base de farinha refinada (arroz, macarrão, bolo, pizza, etc), cereais matinais, batata e outros. Esse grupo é sempre melhor evitar (seja diabético ou não).2

Baixo IG

Em 2003, a OMS apresentou uma pesquisa que afirmava que alimentos com baixo índice glicêmico, ou seja, menos de 75 IG, diminuem o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2. De acordo com os estudiosos, esses alimentos colaboram no controle dos níveis de insulina, além de aumentar a saciedade, o que reduz a vontade de comer exageradamente nas próximas refeições, ajudando no processo de emagrecimento.1

Alguns alimentos com baixo IG são: todos aqueles feitos com farinha de trigo integral, oleaginosas, damasco, farelo de arroz e outros.2

Substituição perfeita

O ideal é trocar os alimentos de alto IG para os de baixo IG. Mas claro que não é somente isso que ajudará no processo de controle do diabetes tipo 2. O melhor, sempre, é procurar o seu nutricionista. Ele indicará a dieta ideal para você seguir.

 


REFERÊNCIAS

1. Site da Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: http://www.diabetes.org.br/colunistas/96-dra-gisele-rossi-goveia/1267-indice-glicemico-ig-e-carga-glicemica-cg. Última visualização em: 19 de maio de 2016.
2. Site do Harvard Health Publications. Disponível em: http://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/glycemic_index_and_glycemic_load_for_100_foods. Última visualização em: 19 de maio de 2016.

Veja mais em: Diagnóstico e tratamento

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