Temperos saudáveis

Temperos saudáveis

A história do “bota mais sal, que essa comida não tem gosto” está com os dias contados. Afinal de contas, sódio demais em nossa alimentação pode levar a diversos problemas, como a pressão alta. Para evitar que essa e outras doenças apareçam, o melhor é seguir alguns passos para temperar o alimento de forma mais saudável. Veja só:¹

  • Evite o uso de misturas de temperos prontos. Esses produtos são verdadeiras bombas de sódio. O melhor é usar ervas frescas sempre que possível. Uma dica: moer as ervas com um pilão para o sabor continuar mais fresco e acentuado.¹
  • Adicione ervas secas como tomilho, alecrim e manjerona para conseguir um sabor mais marcante nas receitas.¹
  • Use vinagre ou suco de frutas cítricas para intensificar o sabor dos alimentos. Mas, faça isso no último passo da receita. O vinagre é bom para vegetais, como verduras. Já os cítricos funcionam bem em frutas, como melões.¹
  • Utilize mostarda seca para dar um sabor levemente picante ao alimento. Uma forma simples de fazer isso é misturá-la com água para formar um condimento mais apurado.¹
  • Para deixar os pratos picantes, o ideal é adicionar algumas pimentas frescas. Remova a membrana e sementes e, em seguida, pique finamente a pimenta. Uma pequena quantidade é o suficiente para apimentar a receita.¹
  • Alguns vegetais e frutas, como cogumelos, tomates, pimentas, cerejas, cranberries e groselhas têm um sabor mais intenso nas versões secas. Portanto, use-os em momentos que você quer sabores marcantes nas receitas.¹

 


REFERÊNCIAS

1. Site da American Heart Association. Disponível em http://www.heart.org/HEARTORG/HealthyLiving/HealthyEating/Nutrition/Healthier-Preparation-Methods-for-Cooking_UCM_301484_Article.jsp#.V30f27grLIW. Última visualização em 6 de julho de 2016.

Veja mais em: Qualidade de vida

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