Suco de frutas, pode?

Suco de frutas, pode?

Muitas pessoas acreditam que, consumir a bebida, pode entrar na lista de frutas ingeridas por dia. Mas isso não passa de mito. Afinal de contas, o suco de frutas aumenta os níveis de glicose no sangue.1

Sem esquecer que, de acordo com a Comunidade Global de Diabetes, o consumo regular desse tipo de bebida tem sido associado ao aumento no riso de desenvolver diabetes tipo 2.1 E isso pode estar associado ao fato de que um copo de 235 ml de suco de laranja, por exemplo, tem 28g de hidratos de carbono, no comparativo com 14 a 18g da mesma substância em uma laranja média.2

Muita atenção

Suco-de-frutas

Diante desse fato, é bom saber, também, que o índice glicêmico, que é usado para indicar o impacto de cada alimento sobre os níveis de glicose no sangue, do mesmo suco fica entre 66 e 76, em uma escala de 100.1

Além disso, a bebida também não oferece muitos nutrientes, como as fibras, já que são perdidas no processo de produção do suco. Para entender melhor, as fibras também são carboidratos, porém, um tipo que não é quebrado pelo organismo. Portanto, não é transformado em açúcar.1

Sem esquecer que as fibras solúveis podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol e contribuem a manter controlado a glicose no sangue. Algumas frutas, como laranja, maçã e pera apresentam esse nutriente, mas se consumidos in natura. Na forma de suco, por exemplo, as fibras são perdidas na preparação, perdendo o valor nutricional do alimento.1

Risco do diabetes tipo 2

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Além das fibras desaparecem, um estudo realizado em 2013 afirmou que beber cerca de três porções de suco de fruta por semana pode aumentar em 8% o risco de desenvolver diabetes. Os pesquisadores também descobriram que trocar a bebida por três porções de frutas in natura por semana reduz o risco da doença em 7%.1

Portanto, converse com seu médico sobre a quantidade de frutas que você pode ingerir por semana e esqueça os sucos. A sua saúde agradece.2


REFERÊNCIAS

1. Site The Global Diabetes Community. Disponível em http://www.diabetes.co.uk/food/juice-and-diabetes.html. Última visualização em 04 de novembro de 2016.

2. Site Diabetes Forecast. Disponível em http://www.diabetesforecast.org/2014/07-jul/should-i-drink-fruit-juice.html?referrer=https://www.google.com.br/?referrer=http://www.diabetesforecast.org/2014/07-jul/should-i-drink-fruit-juice.html. Última visualização em 04 de novembro de 2016.

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