Pequenas mudanças previnem o diabetes tipo 2

Pequenas mudanças previnem o diabetes tipo 2

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), mais de 57 milhões de brasileiros adultos possuem, pelo menos, uma doença crônica. Isso equivale a 40% da população. E na lista desses problemas encontra-se o diabetes.1

No estudo, foi detectado que 9 milhões de brasileiros (6,2% da população em todo o país) apresentam diabetes.1 Considere que, desse montante, em torno de 90% possui o tipo 2 da doença. São valores alarmantes e é preciso conscientizar, cada vez mais, que pequenas atitudes podem afastar totalmente esse mal.1

O que fazer?

Pensando nisso, separamos algumas mudanças que você pode fazer e começar agora mesmo. Confira!2

1. Controle o seu peso

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Fugir da balança? Nem pensar! Se você estiver acima do peso, saiba que esse é um dos principais fatores para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, aumentando em sete vezes a chance de os exames apontarem nível alto de glicose no sangue.2

Além disso, pessoas obesas têm de 20 a 40 vezes mais propensão a desenvolver diabetes do que alguém com um peso saudável. Então, a matemática é simples: perca peso para ter uma vida mais saudável e longe dos perigos do diabetes. Para entender, eliminar de 7 a 10% do peso pode diminuir pela metade as chances de desenvolver a doença.2

2. Desligue a televisão e mexa-se!

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Ficar na frente da TV pode até parecer bastante atraente, mas saiba que a cada duas horas nessa atividade, você aumenta 20% as chances de aumentar o nível de glicose no sangue. Além disso, também contribui para o risco de doenças cardíacas e morte precoce. 2

Já na contramão, trabalhar a musculatura, por meio de qualquer atividade física, melhora a capacidade do organismo para utilizar a insulina e, consequentemente, absorver a glicose. Mas, se você já imaginou exercícios intensos, muito suor e cansaço, pode ficar bem calmo. De acordo com dados do Nurses’ Health Study e do Health Professionals Follow-up Study, caminhar rapidamente durante 30 minutos por dia é o suficiente para diminuir em 30% o risco de desenvolver o diabetes tipo 2. 2

3. Beba com moderação e ganhe resultados

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Alguns estudos têm apontado que o consumo consciente de bebidas alcoólicas diminui o risco de doenças cardíacas. E isso também pode ser verdade para o diabetes tipo 2. De acordo com o site da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o consumo moderado do drink, ou seja, 1 taça para as mulheres e até 2 taças para os homens, aumenta a eficiência da insulina no organismo. 2

Mas não exagere! Afinal de contas, passar do consumo moderado é a chave para que o diabetes tipo 2 apareça. Agora, se você não bebe, não existe a necessidade de começar. Continue a praticar atividades físicas e mantenha o cardápio sempre saudável. Além disso, esteja em dia com as idas ao médico e todos os exames de sangue. Assim, a sua saúde se manterá em ordem e longe da sombra do diabetes tipo 2. 2

 


REFERÊNCIAS

1. Portal Brasil. Disponível em http://www.brasil.gov.br/saude/2014/12/pesquisa-revela-que-57-4-milhoes-de-brasileiros-tem-doenca-cronica. Última visualização em 13 de julho de 2016.

2. Site da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. Disponível em https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/diabetes-prevention/preventing-diabetes-full-story/. Última visualização em 13 de julho de 2016.

 

Veja mais em: Qualidade de vida

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