Obesidade, um inimigo de quem tem diabetes

Obesidade, um inimigo de quem tem diabetes

Reconhecida como um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo, a obesidade é também um dos fatores de risco para doenças respiratórias crônicas, cardiovasculares, câncer e inclusive o diabetes tipo 2.

Certamente, há diversos outros fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes tipos 2, como idade, raça, gravidez, estresse, uso de certos medicamentos, genética e histórico familiar, entre outros. Entretanto, o fator capaz de melhor predizer o desenvolvimento do diabetes tipo 2 é estar acima do peso ou obeso.1

No mundo, quase 90% das pessoas que vivem com diabetes tipo 2 estão acima do peso ou obesas.1 A obesidade é considerada uma doença, causada principalmente pelo desequilíbrio de energia (quando a ingestão de calorias é maior que o gasto dessas calorias), a obesidade pode ser explicada por esse excedente de energia armazenado que se transforma em peso corporal. Engana-se quem pensa que só “comer demais” leva ao aumento de peso. Uma vida sedentária e a falta de exercícios físicos são fatores que também levam à obesidade.

O sobrepeso e a obesidade diminuem a capacidade do corpo de utilizar a insulina para controlar adequadamente os níveis de açúcar no sangue, o que torna esse grupo muito mais susceptível ao desenvolvimento do diabetes.1

Como combater o sobrepeso e a obesidade?

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos, alguns passos podem ajudar você a sua família a combater a obesidade:

  • Siga um plano alimentar saudável: faça escolhas saudávels no dia a dia, tenha em mente suas necessidades calóricas e mantenha o equilíbrio entre o consumo e o gasto energético.²
  • Concentre-se no tamanho das porções, tanto em casa quanto em restaurantes. Muitas vezes, as porções servidas são suficientes para duas ou três pessoas. Além disso, as porções das crianças devem ser menores do que a dos adultos.²
  • Mantenha-se ativo: reserve um horário para a prática de atividades físicas, de preferência, que seja prazerosa, como pedalar, andar ou correr.²
  • Reduza o tempo que você dedica para assistir TV ou utilizar equipamentos como computador, DVD e vídeo games – já que essas atividades demandam muito pouca atividade física. Tente não dedicar mais do que 2 horas por dia a essas atividades.²
  • Mantenha o controle do seu peso, da sua massa corpórea e da sua circunferência abdominal.²

Referência

1. Obesity Society. Your Weight and Diabetes. Disponível em: http://www.obesity.org/content/weight-diabetes. Último acesso em: 6 de março de 2016.
2. How Can Overweight and Obesity Be Prevented? Disponível em: http://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/obe/prevention. Último acesso em: 6 de março de 2016.

 

 

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