O poder do ômega 3

O poder do ômega 3

Sabe aquela receita com peixe que você comeu outro dia? Então, nela, continha grandes quantidades de um tipo de gordura poli-insaturada, considerada benéfica para a saúde. Estamos falando do ômega 3.1

Para entender melhor: existem três tipos de ácidos graxos: o ácido alfa-linolênico (LNA) é encontrada em fontes vegetais, e o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o docosa-hexaenóico (DHA) vêm de peixes e outras espécies marinhas.1 E são sobre esses dois últimos que daremos mais destaques, isso porque, de acordo com informações do site MD Saúde, pessoas que seguem uma dieta com alimentos ricos em ômega 3, possuem menores chances de desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes tipo 2.2

Organismo protegido

O que acontece é que pessoas com diabetes apresentam elevados níveis de estresse oxidativo e de outros processos inflamatórios. A partir daí, chegou-se à conclusão de que o ômega 3 ajuda na diminuição desses problemas, por meio da produção de citocinas (substâncias que auxiliam no processo imunológico do corpo) e coagulação. Além disso, o aumento do ácido graxo nas células dos músculos contribui na melhora da sensibilidade à insulina.3

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Sem esquecer que pessoas com diabetes têm, frequentemente, triglicérides elevados e baixos níveis de HDL (colesterol bom). Nesse caso, a gordura do bem, quando consumida frequentemente, pode ajudar a reduzir os triglicerídeos e elevar o HDL. Assim, a ingestão de alimentos ricos em ômega -3 pode ajudar as pessoas com diabetes.4

Lembre-se que consumir peixes, principalmente salmão, arenque, sardinha e atum, é sempre o ideal para manter o cardápio saudável. Pode apostar!4

 


REFÊRENCIAS

1. Site Diabetes Self-Management. Disponível em http://www.diabetesselfmanagement.com/diabetes-resources/definitions/omega-3-fatty-acids/. Última visualização em 18 de julho de 2016.

2. Site MD Saúde. Disponível em http://www.mdsaude.com/2015/01/omega-3.html. Última visualização em 18 de julho de 2016.

3. Site CRNutri. Disponível em http://www.fsp.usp.br/crnutri/index.php/2016/01/20/omega-3-e-diabetes-mellitus-tipo-2/. Última visualização em 18 de julho de 2016.

4. Site do Centro de Medicina da Universidade de Maryland. Disponível em hhttp://umm.edu/health/medical/altmed/supplement/omega3-fatty-acids. Última visualização em 18 de julho de 2016.

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