O café da manhã ideal para os diabéticos

O café da manhã ideal para os diabéticos

Como sabemos: o café da manhã é a principal refeição do dia e não é interessante pula-lo e ir direito ao almoço. Mas, ao mesmo tempo, se não fizermos as melhores escolhas, a refeição matinal pode virar um verdadeiro perigo, principalmente para quem tem diabetes tipo 2.1

Portanto, separamos algumas dicas para você começar o seu dia de forma nutritiva e manter a energia ao longo de toda a manhã. Veja só!1

Tenha sempre em casa

Para que o café da manhã seja sempre saudável, é preciso manter a dispensa abastecida de produtos naturais. Fique de olho na lista da Associação Americana de Diabetes.1

Fruta

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Frescas: é o alimento in natura, como maçãs, bananas, laranjas, peras, tangerinas e pêssegos. Afinal de contas, são fáceis e práticas. Basta pegar e comer (depois de higienizadas, claro). 1

Congeladas: mantenha um saco ou dois de frutas picadas em seu freezer para usar em smoothies ou para misturar com iogurte light. 1

Em conservas: tente separar as frutas em copos individuais ou faça uma salada de frutas em potes com o suco natural da laranja, por exemplo. 1

Secas: passas, cranberries e outras opções. 1

Grãos integrais

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Pão 100% integral ou muffins ingleses. 1

Cereais, como a granola ou até mesmo os matinais, porém, sem mel e açúcar. Se não conseguir achar, opte pelo mingau de aveia (sem ingredientes adicionados, como açúcar, mel, xarope e pó de cacau), biscoitos de trigo, trigo picado ou muesli, sem adição de açúcar. Para adoçar, adicione frutas picadas.2

Oleaginosas

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Frutos secos sem sal: tente nozes secas assadas, pecan, amêndoas, amendoins ou um mix dessas oleaginosas. 1

Manteiga de amendoim: é a melhor combinação de proteína e boa gordura.1

Ovos e laticínios

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Cozido: são preparados rapidamente e é uma ótima fonte de proteína (que mantém o corpo saciado por mais tempo). 1

Leite semidesnatado ou desnatado: você pode optar pelo leite de soja ou de amêndoa, especialmente para aqueles com uma intolerância à lactose. 1

Iogurte light ou com pouca gordura: a versão normal é a melhor, mas você pode incluir frutas que terá mais carboidratos. 1

Queijo cottage: escolha aquele com baixo teor de gordura para reduzir as calorias. 1

Vegetais

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Pimentas e cebolas: você pode adicioná-las em sanduíches com ovo, wraps ou omeletes. 1

Tomates frescos: estes também vão bem com sanduíches de ovo ou adiciona-los ao queijo cottage. 1


REFERÊNCIAS

1. Site da American Diabetes Association. Disponível em http://www.diabetes.org/food-and-fitness/food/what-can-i-eat/food-tips/quick-meal-ideas/quick-breakfast-ideas.html?referrer=https://www.google.com.br/. Última atualização em 03 de outubro de 2016.

2. Site Diabetes UK. Disponível em https://www.diabetes.org.uk/Guide-to-diabetes/Enjoy-food/Eating-with-diabetes/healthy-swaps/healthy-swaps-breakfast/. Última atualização em 03 de outubro de 2016.

 

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