Formas saudáveis de adicionar carboidratos a sua dieta

Formas saudáveis de adicionar carboidratos a sua dieta

O nutriente deve sim estar dentro do nosso cardápio, mas sempre de forma consciente. Confira as soluções encontradas pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard para conseguir incluir o carboidrato na alimentação, sem sofrimento.1

1. Use sempre pães integrais

Mas, como saber se o alimento é mesmo integral ou não? Simples! Leia a parte de ingredientes no rótulo. Se o primeiro item for farinha de trigo integral, centeio integral ou algum outro grão inteiro, pode comprar sem medo. Agora, se esse ingrediente estiver em segundo ou terceiro plano, saiba que o alimento não é tão integral assim como dito.1

pão-integral

2. No café da manhã, aposte nos cereais integrais

Assim como os pães, procure o grão inteiro do alimento. Além disso, evite sempre aqueles com adição de açúcar. O melhor é escolher aqueles que têm, pelo menos, 4g de fibras e menos de 8g de açúcar por porção.1

cereais-integrais

3. Troque as batatas por grãos

As batatas (menos a doce), segundo informações da Escola de Saúde Pública, por serem carboidratos simples, com alto índice glicêmico, podem ajudar no ganho de peso. Então, que tal trocá-la pelo feijão? A leguminosa é um carboidrato lentamente digerido no organismo e também possui boa carga de proteínas.1

grãos

4. Coma arroz integral e quinoa

Na correria do dia a dia, a maioria das pessoas opta pelo lanche, que é mais rápido. Mas, mesmo com o pão integral, saiba que esses produtos, muitas vezes, levam muito sódio. Então, se você está sem tempo, escolha uma salada que leve arroz integral ou quinoa. É rápido, fácil e gostoso.1

arroz-integral-e-quinoa

5. Escolha a fruta in natura

A laranja, por exemplo, tem duas vezes mais fibras e metade de açúcar que 1 copo de 350 ml do suco.1

fruta

 


REFERÊNCIA

1. Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. A fonte nutricional -Carboidratos. Disponível em https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/carbohydrates/  Última visualização em 02 de agosto de 2016.

Veja mais em: Qualidade de vida

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