Diabetes e a visão: um risco ainda subestimado

Diabetes e a visão: um risco ainda subestimado

A saúde dos olhos deve ser um dos principais pontos de atenção dos pacientes com diabetes, já que a doença pode resultar no desenvolvimento da retinopatia diabética e do edema macular diabético, que é a principal causa de cegueira em pessoas com idade produtiva.1

O edema ocorre quando os vasos sanguíneos do olho são danificados pelos altos níveis de glicose no sangue, que se rompem e provocam o vazamento de fluido na porção central da retina, levando à visão embaçada e distorcida. No início, a doença é assintomática e o paciente pode não sentir alterações de visão2. As complicações tornam-se mais sérias com o passar do tempo e, se não for diagnosticada e tratada de forma adequada, o edema macular diabético pode levar à perda irreversível da visão.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% de toda a cegueira no mundo poderia ser evitada, através de cuidados básicos como exame clínico e testes complementares.3

Quer contribuir para a campanha de conscientização sobre diabetes e problemas de visão? Então, copie a imagem abaixo e coloque em seu blog ou redes sociais. Basta copiar o código HTML que está depois da foto.

Para saber mais acesse: http://www.doencasdaretina.com.br.


Referências

1. Saaddine JB, et al. Projection of diabetic retinopathy and other major eye diseases among people with diabetes mellitus. United States, 2005-2050. Archives of Ophthalmology. 2008;126:1740-1747.
2. Site do National Eye Institute (NEI) do National Institutes of Health (NIH). Disponível em https://www.nei.nih.gov/health/diabetic/. Último acesso em maios de 2015.
3. Site Organização Mundial de Saúde (OMS). Disponível em https://www.nei.nih.gov/health/diabetic/. Último acesso em maio de 2015.

Veja mais em: Adesão ao tratamento

saiu na mídia

Notícias Relacionadas

Ver Mais +
Ver Mais +

Conteúdo

Relacionados|Mais lidos

saiu na mídia

Conteúdos Relacionados