Aprenda o que são calorias, macronutrientes e micronutrientes

Aprenda o que são calorias, macronutrientes e micronutrientes

Estudar sobre macronutrientes, micronutrientes e calorias é mais do que importante para conseguir selecionar os alimentos mais saudáveis para você e sua família. Isso porque, não é somente a caloria que definirá se a comida é boa ou não, mas também a quantidade de outros elementos.

Portanto, tome nota e fique expert.

Calorias

É a energia produzida por determinados componentes dos alimentos quando estes são utilizados pelo organismo. Aqui, envolvem a contagem de calorias apresentadas nas proteínas, carboidratos e gorduras. Os carboidratos e as proteínas, quando totalmente utilizados no organismo, geram 4 kcal de energia por grama, enquanto a gordura, 9 kcal. Esses valores são necessários para manter o funcionamento do corpo ao longo do dia. Lembrando que o consumo excessivo de calorias pode levar ao ganho de peso. Por isso, fique atento.1

Nutrientes e suas subdivisões

Todos os alimentos possuem elementos com funções específicas, sendo fundamentais para o funcionamento regular do organismo, assim como para manter a saúde em dia. Esses elementos são chamados de nutrientes. A partir daí, existem duas subdivisões dentro dessa categoria. São os chamados macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais).1

O primeiro subgrupo é o mais importante para o nosso corpo, por isso, devem estar no cardápio em maiores quantidades. A digestão dos macronutrientes ocorre no intestino, local em que eles serão quebrados e transformados em açúcares (carboidratos), ácidos graxos e glicerol (gorduras) e aminoácidos (proteínas).2

Já os micronutrientes também são responsáveis por manter a saúde do corpo, porém o seu consumo é bem menor em comparação aos macronutrientes. Na lista, podemos encontrar uma grande variedade de vitaminas, como A, C, D, E, K e do complexo B. Além dos minerais como fósforo, cálcio, ferro, potássio e zinco.

Dica de ouro

Depois de aprender sobre esses elementos, é importante saber que o consumo equilibrado e diário desses nutrientes é feito por meio da alimentação balanceada, rica em cereais, verduras, legumes, frutas, carnes variadas e leguminosas. Sem esquecer, é claro, que o excesso desses elementos também é prejudicial à saúde. Como sempre, a palavra de ordem é: moderação.


REFERÊNCIAS

1. PDF do Manual de Nutrição Pessoa com Diabetes do Departamento de Nutrição e Metabologia da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Disponível em: http://www.diabetes.org.br/pdf/manual-nutricao-publico.pdf. Última visualização em: 26 de abril de 2016.
2. Site do InfoEscola. Disponível em: http://www.infoescola.com/bioquimica/macronutrientes/. Última visualização em: 26 de abril de 2016.

Veja mais em: Qualidade de vida

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