Estresse pode desencadear o diabetes tipo 2

Estresse pode desencadear o diabetes tipo 2

O número de pessoas com problemas nos níveis de glicose no sangue tem aumentado de forma alarmante. Alguns estudos, que tentam trazer à tona as razões para esse crescimento, examinaram diversos fatores, entre eles a atividade física, a alimentação e o histórico familiar.1

Porém, cada vez mais, existem evidências de que o ambiente em que vivemos desempenha um papel até maior que a genética. Por exemplo, quando nos vemos em uma situação de estresse, nosso corpo libera na corrente sanguínea um hormônio chamado cortisol. 1

Essa substância é responsável por aumentar a glicose no sangue, direcionar as células para resistir aos sinais de insulina e armazenar glicose no sangue para mantê-lo disponível para o momento em que os músculos forem utiliza-lo para a queima. 1

No caso de situações tensas, o cortisol é liberado para ajudar a fornecer ao corpo energia suficiente para lutar ou fugir da ameaça. Quando os níveis de cortisol são consistentemente altos, mas não há nenhuma atividade física para atenuar os efeitos do estresse crônico, as consequências podem contribuir para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. 1

Isso porque essa quantidade elevada de cortisol no organismo resulta em uma maior resistência à insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais desse hormônio para obter uma resposta. Com isso acontecendo continuamente, as células produtoras de insulina desgastam, causando o diabetes tipo 2. 1

Seu estresse afeta a glicose do seu corpo?

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É muito fácil descobrir. De acordo com a American Diabetes Association, antes de verificar oss valores de glicose, anote o seu nível de estresse mental em uma escala de 1 a 10. Em seguida, escreva o valor da glicemia ao lado.2

Depois de uma semana, desenhe um gráfico para poder verificar como anda o seu estresse. Se realmente em momentos mais tensos, você tiver níveis de glicose maior e em dias de baixo estresse, o valor de glicemia menor, de fato a sua rotina pode estar afetando a sua saúde e é preciso tomar cuidado. Converse com seu médico a respeito e tente achar maneiras de relaxar.2

 


REFERÊNCIAS

1. Site Diabetes Forecast. Disponível em http://www.diabetesforecast.org/2016/mar-apr/stress-type-2.html?loc=dorg_recentadv?referrer=http://www.diabetes.org/research-and-practice/we-are-research-leaders/recent-advances/?loc=rp-slabnav?referrer=http://www.diabetes.org/food-and-fitness/food/what-can-i-eat/food-tips/quick-meal-ideas/quick-breakfast-ideas.html?referrer=https://www.google.com.br/. Última visualização em 4 de outubro de 2016.

2. Site da American Diabetes Association. Disponível em http://www.diabetes.org/living-with-diabetes/complications/mental-health/stress.html?referrer=https://www.google.com.br/. Última visualização em 4 de outubro de 2016.

 

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