Alerta: diabetes gestacional afeta (e muito) a qualidade do sono

Alerta: diabetes gestacional afeta (e muito) a qualidade do sono

Mulheres com diabetes gestacional perdem mais de uma hora de sono a cada noite e têm até sete vezes mais chances de ter apneia obstrutiva do sono, em comparação com mulheres grávidas sem diabetes gestacional.1 A apneia obstrutiva do sono é o nome que se dá a breves interrupções na respiração durante o sono que, se não tratada, pode aumentar o risco de derrame, doenças cardiovasculares e ataques cardíacos.1

A afirmação tem como base um estudo publicado por pesquisadores, da Universidade Rush, em Chicago (EUA), que monitoraram a saúde do sono de 45 mulheres (15 com diabetes gestacional, 15 grávidas sem a doença e 15 que não estavam grávidas e não tinham diabetes).

Não é raro que mulheres grávidas tenham perturbações do sono, mas o risco de desenvolver apneia obstrutiva do sono aumenta substancialmente em mulheres que têm diabetes gestacional. E as complicações do diabetes gestacional ainda vão além, tanto para a mamãe quanto para o bebê, que tem risco aumentado inclusive de desenvolver diabetes tipo 2 ao longo da vida.2

O diabetes gestacional é um tipo de diabetes que só ocorre em mulheres grávidas, quando hormônios produzidos pela placenta e outros fatores relacionados à gravidez aumentam a resistência das mulheres à insulina.3 Para que o diabetes seja considerado gestacional (ou seja, referente ao período de gestação) é preciso que a mulher grávida não tenha apresentado altos níveis de açúcar no sangue antes da gravidez.

 


Referências

1. Sleep Education. Gestational diabetes increases risk of sleep apnea seven-fold. Disponível em http://www.sleepeducation.org/news/2013/08/21/gestational-diabetes-increases-risk-of-sleep-apnea-seven-fold. Último acesso em 6 de março de 2016.

2. Mayo Clinic. Gestational Diabetes Complications. Disponível em http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gestational-diabetes/basics/complications/con-20014854. Último acesso em 6 de março de 2015.

3. Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Disponível em http://www.cdc.gov/chronicdisease/resources/publications/aag/ddt.htm. Último acesso em maio de 2015.

Veja mais em: Qualidade de vida

saiu na mídia

Notícias Relacionadas

Ver Mais +
Ver Mais +

Conteúdo

Relacionados|Mais lidos

saiu na mídia

Conteúdos Relacionados

Ver Mais +
Ver Mais +