7 formas simples de dividir o seu prato

7 formas simples de dividir o seu prato

Na hora de comer, é bastante importante saber dividir o seu prato com alimentos saudáveis – e nas quantidades corretas. O ideal é que o recipiente tenha 25% de proteínas, 25% de grãos e 50% de vegetais sem amido.1
Dessa forma, controlar o diabetes e perder peso fica muito mais fácil. Isso porque montar o seu próprio prato permite que você escolha os alimentos que quer (mas de acordo com as porções, claro).1
Para conseguir tal feito, a Associação Americana de Diabetes listou sete formas simples de dividir o seu prato de forma saudável. Veja só:1
1. Coloque uma linha no meio do prato. Em um dos lados, divide-o novamente e, assim, terá três partes (que é o que precisamos para completar com proteínas, grãos e vegetais).1
2. A maior parte do seu prato deve estar recheada de vegetais sem amido.1
3. Já em uma das menores porções do prato, você pode incluir grãos e alimentos ricos em amido.1
4. E, em seguida, na outra pequena seção, coloque a proteína.1
5. Adicione uma porção de frutas e de produtos lácteos.1
6. Lembre-se de escolher gorduras saudáveis em pequenas quantidades. Para cozinhar, use óleos. Para saladas, algumas adições saudáveis são nozes, sementes, abacate e vinagrete.1
7. Para completar sua refeição, adicione uma bebida de baixa caloria como água, chá ou café não adoçado.1


REFERÊNCIA
1. Site da American Diabetes Association. Disponível em http://www.diabetes.org/food-and-fitness/food/planning-meals/create-your-plate/?loc=ff-slabnav. Última visualização em 22 de março de 2017.

Veja mais em: Qualidade de vida

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