O que é câncer de mama avançado ou metastático

O que é câncer de mama avançado ou metastático

27/01/2017

O câncer de mama é definido como o crescimento e multiplicação de células anormais da mama, impedindo que a função inicial destas células possa ser executada de maneira adequada. O acúmulo destas células pode formar um tumor, ou então invadir tecidos próximos à mama ou se espalhar para outras áreas do corpo mais distantes, o que caracteriza o câncer de mama avançado ou câncer de mama metastático.1-3

Nos estágios iniciais do câncer de mama, o crescimento e multiplicação de células anormais da mama acontece nos lóbulos da mama (estruturas produtoras de leite) ou nos ductos (tubos finos que transportam leite dos lóbulos da mama para o mamilo).4,5

Já no câncer de mama avançado, o crescimento e multiplicação de células anormais da mama é encontrado também em outros tecidos ou órgãos além dos ductos e lóbulos mamários. A definição de câncer de mama avançado abrange o “câncer de mama avançado localizado” (estágio III) e o “câncer de mama metastático” (estágio IV) – saiba mais em estágios do câncer de mama. O câncer de mama avançado localizado ocorre quando o câncer atinge gânglios linfáticos (linfonodos) e/ou outros tecidos da mama. O câncer de mama metastático, é a forma mais grave de câncer de mama, e ocorre quando o câncer se espalha para outros locais do corpo, como o fígado, pulmões, ossos e cérebro.5,6

O prognóstico do câncer de mama depende do estágio da doença, assim como das características do tumor. Quando a doença é diagnosticada nos estágios iniciais, a maioria dos casos apresenta boa resposta ao tratamento e a chance de cura é de 90%. No entanto, quando há evidências de metástases (câncer de mama avançado ou metastático), infelizmente não há cura, embora haja cada vez mais opções de tratamento. O tratamento tem como objetivos principais prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida das pacientes.7,8

Apesar do câncer de mama avançado ou metastático não ter cura, as pesquisas na área evoluíram muito nas últimas décadas e hoje existem tratamentos modernos, como as terapias-alvo, que permitem que as mulheres vivam com mais qualidade de vida e, em determinados casos, posterguem o início da quimioterapia.9

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, e é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 58.000 novos casos de câncer de mama são esperados para o biênio 2016-2017 no Brasil.1 Infelizmente, no Brasil, ainda é comum o câncer de mama ser diagnosticado tardiamente, e aproximadamente 60 % dos diagnósticos já indicam câncer de mama em estágio avançado.10,11


Referências
1. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Câncer de mama. Disponível em http://www.inca.gov.br/wcm/outubro-rosa/2015/cancer-de-mama.asp. Acesso em novembro de 2016.
2. National Breast Cancer Foundation. What is cancer? Disponível em http://www.nationalbreastcancer.org/what-is-cancer. Acesso em novembro de 2016.
3. American Cancer Society. What is breast cancer? Disponível em http://www.cancer.org/cancer/breastcancer/detailedguide/breast-cancer-what-is-breast-cancer. Acesso em novembro de 2016.
4. NIH – National Cancer Institute. NCI Dictionary of Cancer Terms. Disponível em https://www.cancer.gov/publications/dictionaries/cancer-terms?cdrid=444971. Acesso em novembro de 2016.
5. Advanced Breast Cancer Community. What is advanced or metastatic breast cancer? Disponível em http://www.advancedbreastcancercommunity.org/understanding-abc?accordion=ooccoc. Acesso em novembro de 2016.
6. Instituto Oncoguia. O que é câncer de mama avançado. http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-que-e/6237/826/. Acesso em novembro de 2016.
7. Instituto Nacional de Câncer (INCA). Controle do câncer de mama. Disponível em http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_controle_cancer_mama/tratamento. Acesso em novembro de 2016.
8. Instituto Oncoguia. Câncer de mama tem cura. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-cancer-de-mama-tem-cura-/3956/669/. Acesso em novembro de 2016.
9. Instituto Oncoguia. Terapia hormonal para câncer de mama avançado. Disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/terapia-hormonal-para-cancer-de-mama-avancado/6248/811/. Acesso em janeiro de 2017.
10. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Rastreamento do câncer de mama no Brasil: ainda há tempo para refletirmos. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbgo/v35n9/v35n9a01.pdf. Acesso em novembro de 2016.
11. Revista Brasileira de Cancerologia. Aspectos relacionados ao atraso no diagnóstico e tratamento do câncer de mama em uma unidade hospitalar de Pernambuco. Disponível em http://www1.inca.gov.br/rbc/n_61/v01/pdf/05-artigo-aspectos-relacionados-ao-atraso-no-diagnostico-e-tratamento-do-cancer-de-mama-em-uma-unidade-hospitalar-de-pernambuco.pdf. Acesso em novembro de 2016.

Veja mais em: Câncer de mama

Notícias Relacionadas