O que é Vivendo com AP

30/05/2017

O que é Vivendo com AP

Vivendo com AP é uma comunidade online voltada e feita por aqueles que convivem com artrite psoriásica.

Bem-vindos ao “Vivendo com AP”!
Se você descobriu nosso site, então é bem provável que você ou alguém de quem você gosta tenha sido diagnosticado com artrite psoriásica (AP). Quer você tenha sido diagnosticado com a doença, tenha um amigo ou familiar que vive com a AP, ou tenha recentemente desenvolvido sintomas e esteja buscando algum esclarecimento; estamos aqui para ajudá-lo em todas as etapas de sua jornada.

Compreendemos as incertezas de viver com a artrite psoriásica. Como um dia bom pode rapidamente se transformar em um dia ruim. O quão frustrante um surto inesperado pode ser. E o verdadeiro desafio de lidar com uma condição que causa duas reações extremas, mas bastante diferentes, no corpo. Nossa comunidade lhe oferece suporte para os dias bons e ruins, e nossos blogueiros estão sempre à mão para lhe apresentar suas perspectivas únicas.

Caso queira participar da conversa, então nos siga no Twitter, Facebook e Instagram. Estamos ansiosos para ouvir o que você pensa!

Conhecendo a AP

O que é a AP?
A artrite psoriásica é uma doença imunomediada, que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca, por engano, um tecido saudável (ex. articulações e pele). O efeito disso é uma inflamação, que por sua vez leva a inchaço, dor e rigidez nas articulações.1

A doença permanece adormecida no corpo, mas pode ser desencadeada por stress ou por alguma infecção, em pessoas geneticamente susceptíveis.1

Os sintomas da artrite psoriásica podem variar dependendo de cada pessoa, podendo incluir:2

  • Articulações doloridas e inchadas;
  • Rigidez;
  • Dor no tendão ou ligamento;
  • Erupções cutâneas e unhas fracas;
  • Fadiga;
  • Problemas oculares, ex. vermelhidão e visão perturbada;

 

A AP se manifesta de diferentes formas, sendo classificada de acordo com a região afetada e sua gravidade. Sendo os cinco tipos: Oligoarticular, Poliarticular, Distal, Envolvimento da coluna e Mutilante.3

O médico especialista indicado para acompanhar pacientes com AP é o reumatologista. Em alguns casos, um dermatologista também deve acompanhar os pacientes com AP.4 Assim que tiver o diagnóstico, é importante iniciar o tratamento correto imediatamente, mesmo com sintomas iniciais.4 Isso evita complicações relacionadas à doença, como danos irreversíveis nas articulações, além de tratar um dos principais sintomas da artrite psoriásica, que são as dores nas articulações.2,4

Fatos rápidos sobre a AP

  • Homens e mulheres são igualmente susceptíveis ao desenvolvimento da doença1
  • Até 42% das pessoas com psoríase podem desenvolver AP1
  • A doença geralmente aparece entre 30 e 55 anos de idade nas pessoas que têm psoríase1

O “Vivendo com AP” é patrocinado pela Novartis, que está comprometida em fornecer recursos imparciais, úteis e produtivos para a comunidade global com artrite psoriásica.


Referências

1. Arthritis Foundation. What is Psoriatic Arthritis? Disponível em: http://www.arthritis.org/about-arthritis/types/psoriatic-arthritis/what-is-psoriatic-arthritis.php. Último acesso em outubro de 2016.
2. Arthritis Foundation. Psoriatic Arthritis Symptoms. Disponível em: http://www.arthritis.org/about-arthritis/types/psoriatic-arthritis/symptoms.php. Último acesso em outubro de 2016.
3. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Artrite Psoriásica. Disponível em http://www.reumatologia.com.br/PDFs/Cartilha_Artrite_Psoriasica.pdf. Último acesso em outubro de 2016.
4. Gossec L, et al. European League Against Rheumatism (EULAR) recommendations for the management of psoriatic arthritis with pharmacological therapies: 2015 update. Ann Rheum Dis.;2016 Mar;75(3):499-510.

Fonte: PsA and Me.
Disponível em:
http://www.psandme.com/About-PsA-and-Me/

Veja mais em: Vivendo com AP

saiu na mídia

Notícias Relacionadas

Ver Mais +
Ver Mais +

Conteúdo

Relacionados|Mais lidos

saiu na mídia

Conteúdos Relacionados